Tarte Banoffee – Banana, Caramelo e Natas em Cada Garfada
- Catarina Sobral
- 4 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de set.
Se gosta de caramelo com banana, experimente esta tarte banoffee. Mais uma da Mary Berry que nunca desilude.
A tarte banoffee é uma daquelas sobremesas irresistíveis: camadas de bolacha, banana madura, caramelo e natas batidas. Não precisa de forno e faz-se num instante — perfeita para impressionar sem complicações.

Finalmente conseguimos registar o making off de uma receita do princípio ao fim!
Já que os pedidos cá em casa eram muitos para fazer a tarte Banoffee, andaram todos na cozinha a ver se já estava pronta. Resultado, foi comida antes de estar bem fria o que, para mim, faz toda a diferença. Paciência, deixamos arrefecer bem a próxima. A explicação, com fotos está mais abaixo. É muito simples, muito calórica mas podemos sempre comer de olhos fechados... É que é mesmo uma delícia!
Tarte Banoffee
Ingredientes
180 gr de manteiga ou margarina
175 gr de corn flakes ou bolachas digestivas finamente moídos
90 gr de açúcar amarelo
1 lata de leite condensado cozido
2 bananas
200 ml de natas para bater bem frias
Um pouco de chocolate em pó
Passo a passo:
Começar por forrar uma forma de tarte (daquelas que têm um fundo falso) com papel vegetal. Tenha todos os ingredientes à mão.
Derreter 90 gr de manteiga e juntar os flocos moídos. Misturar, deitar na forma, espalhar e pressionar bem com uma colher no fundo e nos lados. Reservar no frigorífico.

Entretanto, derreter a restante manteiga com o açúcar amarelo num tacho pequeno, mexendo com uma vara de arames até dissolver o açúcar e a manteiga estar completamente derretida.

Retirar do lume, juntar o leite condensado e mexer bem com a vara de arames até obter uma mistura lisa. No início parece que não vai ficar bem, mas continuando a mexer, fica bem cremoso. (esqueci-me de tirar a foto)
Levar novamente ao lume e deixar ferver 1 minuto, mexendo sempre. Deitar imediatamente na forma reservada e levar novamente ao frigorífico até estar bem fria.

Na hora de servir, partir 2 bananas em rodelas e espalhar por cima do caramelo.

Bater as natas (sem açúcar) até ficarem moldáveis, mas não muito secas e cobrir a tarte. No fim, polvilhar com um pouco de chocolate em pó.

Uma combinação perfeita!... e, entretanto, já acabou.
Experimentou? Por favor, diga-me como correu.






Comentários