Empada de Alheira e Espinafres – Refeição Prática e Sempre Saborosa
- Catarina Sobral
- 1 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de set.
Esta empada de alheira e espinafres é daquelas receitas que sai sempre bem. Pode ser feita com massa caseira ou de compra, o resultado é sempre delicioso. Ideal para o jantar de fim de semana, quando apetece uma refeição de forno reconfortante e ainda se aproveitam ingredientes que estão a sobrar no frigorífico.

Esta empada de alheira e espinafres foi feita com massa de banha, que está na receita das empadas de galinha.
Cá em casa, todos (menos um!) adoram.
Empada de Alheira e Espinafres
Ingredientes
Uma dose de massa de banha
400 gr de espinafres
350 gr de cogumelos laminados em lata (ou 200 gr frescos)
2 alheiras sem pele, cortadas em pedaços
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 tomate maduro cortado em cubinhos
300 ml de molho bechamel
sal e pimenta preta q.b.
1 pitada de noz moscada
4 colheres de sopa de azeite
1 gema para pincelar
Passo 1: Base de espinafres
Descongelar os espinafres no micro ondas e escorrer a água.
Derreter 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira, juntar 2 dentes de alho e fritar um pouco, sem deixar ganhar cor. Juntar os espinafres escorridos (se forem frescos, deixam-se murchar um pouco em lume forte) e temperar com sal e pimenta. Saltear um pouco e juntar 1/3 do bechamel, para ficar cremoso. Reservar.
Passo 2: Recheio de alheira
Noutra frigideira, derreter o restante azeite e juntar a cebola e os restantes alhos picados. Refogar um pouco e juntar o tomate. Cozinhar durante uns minutos até o tomate ficar macio. Juntar os cogumelos (escorridos) e deixar apurar durante 2 a 3 minutos. Juntar as alheiras, envolver bem e juntar o restante bechamel, para o recheio ficar ligado e cremoso. Temperar com um pouco de noz-moscada e reservar.
Passo 3: Montar a tarte
Estender um pouco mais de metade da massa de banha num círculo e forrar uma forma redonda de fundo falso com cerca de 24 ou 26 cm de diâmetro, deixando a massa descair para fora dos lados da forma. Picar a base com um garfo.
Espalhar na base os espinafres e sobre eles o recheio de alheira e cogumelos.
Cobrir com a restante massa. Sobrepor a tampa com a massa que ficou fora das bordas da tarteira e pressionar com os dedos para as massas colarem. Selar a toda a volta, pressionando com os dedos ou com um garfo.
Pode congelar-se nesta fase, ainda por cozer. Depois, é só retirar do congelador e esperar uma hora antes de ir para o passo seguinte.
Passo 4: Finalizar
Pincelar com gema de ovo e fazer um corte em cruz no meio para que o vapor saia durante a cozedura, Cozer no forno a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até que a empada esteja bem douradinha.
Vamos comer!
Servir a empada de alheira quentinha, acompanhada com salada, ou fria, num lanche ou marmita.
Experimente! Se gostar, por favor comente.





Comentários