Tarte de Frango e Bacon com Massa Folhada Entrançada – Linda e Deliciosa
- Catarina Sobral
- 1 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Esta tarte de frango e bacon é daquelas receitas que surpreendem: parece complicada, mas é super simples de fazer. A massa folhada entrançada dá-lhe um aspeto bonito e elegante, e o recheio é cremoso e reconfortante. Fazer um entrançado é mais fácil do que parece, e o resultado compensa!

Um recheio delicioso, uma cobertura bonita e zero complicações.
Tarte de Frango e Bacon
Ingredientes
6 pernas de frango sem pele (coxa e perna)
4 talos de aipo cortados em cubinhos
2 folhas de louro
200 ml de vinho branco
300 ml de caldo de galinha
250 gr de bacon, cortado em pedaços pequenos
1 cebola grande, picada
50 gr de manteiga
60 gr de farinha
2 colheres de sopa de crème fraîche (ou natas)
1 colher de sopa de mostarda com grãos
2 pacotes de 375 gr de massa folhada pronta
1 ovo batido
sal e pimenta preta
Como fazer
Colocar as pernas de frango, o aipo e o louro num tacho grande, regar com o vinho e o caldo e temperar com sal e pimenta. Deixar ferver em lume alto, depois reduzir, tapar e deixar cozer durante 30–40 minutos ou até que o frango esteja cozido e macio. Reservar.
Depois de arrefecido, retirar os ossos do frango. Partir a carne em pedaços pequenos e transferir para uma taça. Coar o caldo, reservando o aipo e descartando as folhas de louro, e medir o líquido. Ficar com cerca de 750 ml; se não chegar, adicionar um pouco de caldo extra ou vinho branco.
Aquecer uma frigideira grande e fritar os pedaços de bacon em lume alto durante cerca de 3 minutos. Adicionar a cebola, tapar e fritar por mais 10 minutos até a cebola amolecer. Adicionar a manteiga, mexer até derreter e polvilhar com a farinha. Verter o líquido reservado sobre a mistura de bacon, um pouco de cada vez, mexendo sempre e levar ao lume até engrossar e ter uma consistência suave.
Adicionar um pouco de sal e pimenta, o aipo reservado, o crème fraiche ou natas e a mostarda e misturar bem. Juntar os pedaços de frango, misturar e colocar num pirex ou refratário e nivelar o topo. Deixar arrefecer e depois levar ao frigorífico durante uns 30 minutos.
Enquanto isso, preparar a "tampa" da tarde. Retirar da embalagem as folhas de massa e esticar até ficar com mais alguns centímetros que o tamanho do pirex. Cortar cada pedaço em tiras com cerca de 3 cm de largura. Utilizar cada folha de massa, já com o tamanho necessário e cortar as tiras. Depois, entrelaçar as fitas em cima de um pedaço de papel vegetal, até obter uma treliça grande o suficiente para cobrir a tarte. Levar ao frigorífico durante cerca de 15 minutos para ficar mais firme.

Pincelar as bordas do pirex com ovo batido. Com cuidado, colocar a estrutura de massa por cima do recheio. Cortar o excesso de massa e pressionar a massa nas bordas do pirex para selar.
Aquecer o forno a 200ºC.
Pincelar a massa com o ovo batido restante e levar ao forno durante 30 minutos, até que a massa esteja dourada e cozida e o recheio de frango a borbulhar.
Servir quente, com uma salada de alface.
Um jantar delicioso e cheio de sabor e texturas. Experimente e, se gostar, por favor deixe o seu comentário.






Comentários