Gosta de bolachas de aveia? Então esta receita é para si...
- Catarina Sobral
- 1 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jun. de 2024
Cookies de aveia com nozes, que não se conseguem parar de comer. Macias, crocantes, uma delícia!...

Estas bolachas de aveia foram alimento na recruta em Lamego quando um dos nossos resolveu que ia ser Ranger. Todas as semanas levava uma caixa com quase cem bolachas de aveia que tinha de racionar para não acabarem na primeira noite. Quando queria variar e mandar outra coisa, ouvia sempre: "Mãe, não inventes... bolachas de aveia!".
Bolachas de aveia (as melhores!)
Ingredientes
Normalmente, faço esta receita com nozes comuns, porque as nozes pecã são mais caras e mais difíceis de encontrar e não junto nem canela, nem baunilha. Estas quantidades dão para cerca de 30 bolachas feitas com uma colher de chá.
100 gr de margarina ou manteiga
75 gr de açúcar
75 gr de açúcar amarelo
2 ovos
100 gr de farinha
150 gr de flocos de aveia
1 colher de chá de fermento em pó
150 gr de nozes pecã (ou nozes comuns)
pode aromatizar com canela ou baunilha, mas não precisa
Fazem-se num instante:
Pré-aqueça o forno a 190°C e forre 2 tabuleiros com papel vegetal.
Numa taça, misture a farinha, o fermento em pó, os flocos de aveia e as nozes em pedaços não muito pequenos para que se consigam sentir nas bolachas depois de cozidas. Reserve.
Noutra taça (grande) bata a manteiga amolecida com os açúcares até formar um creme claro. Adicione os ovos, um por um à mistura, batendo entre cada adição.
Junte a mistura de farinha ao preparado anterior e envolva com uma espátula até sentir que está bem misturado. Não deve ser batido, pois fica uma massa grossa e moldável.
Com duas colheres de chá faça montinhos de massa nos tabuleiros preparados, deixando espaço para crescerem. Um tabuleiro de forno "normal" deve dar para 25-30 bolachas. Prefiro fazer mais pequenas, mas é como preferirem.
Leve ao forno a cozer, um de cada vez, durante 12 minutos. Ao fim deste tempo convém vigiar. As bolachas vão estar ainda moles, mas basta que comecem a ficar douradas na base. Não deixe mais tempo, pois endurecem e não ficam com a textura certa.
Retire do forno e deixe arrefecer numa grade durante 10 minutos. Se não acabarem todas enquanto estão morninhas, pode guardar numa caixa hermética. É que costumam acabar enquanto arrefecem...
Experimentou? Comente por favor.
Olá, na foto há passas, poderemos substituir as nozes?