top of page

Cinnamon rolls (Pãezinhos de canela)

Embora tenham nascido na Suécia, foi nos Estados Unidos que estes bolos se tornaram famosos.

Os cinnamon rolls, têm uma massa macia, fofa e deliciosamente doce e um recheio irresistível de canela, açúcar e manteiga. A cobertura pode ser de queijo creme ou de açúcar mas, mesmo sem cobertura nenhuma, são maravilhosos.


cinnamon rolls

Esta receita é da Martha Stewart e o puré de batata é o segredo que dá aos cinnamon rolls uma textura tão leve,

Somos tentados a prová-los quentinhos a sair do forno, mas é melhor deixá-los descansar pelo menos 20 minutos antes de comer. Este tempo extra completa o processo de cozedura e deixa os cinnamon rolls ainda mais macios e fofos.


Esta receita pode ser feita com antecedência, congelando-os prontos para ir ao forno, para ter sempre à mão. Fazem um pequeno almoço delicioso...


Dão algum trabalho e precisam de paciência, mas valem bem a pena!


 

Cinnamon rolls (Pãezinhos de canela)

Para a massa:

  • 1 batata média cortada em cubos e cozida sem sal

  • 240 ml de leite

  • 1 saqueta (7 gr) de fermento de padeiro seco

  • 100 gr de manteiga derretida

  • 130 gr de açúcar granulado

  • 1 ovo grande

  • 500 gr de farinha de pão e mais para polvilhar

  • 1 ½ colher de chá de sal

Para o recheio:

  • 145 gr de açúcar mascavado claro

  • 2 colheres de chá de canela em pó

  • 1 pitada grande de sal

  • 100 gr de manteiga (sem sal) amolecida

Para a cobertura (opcional):

  • 225 gr de queijo creme à temperatura ambiente

  • 50 gr de açúcar em pó

  • 2 a 3 colheres de sopa de leite

  • ½ colher de chá de aroma de baunilha

  • 1 pitada de sal


Passo 1: Fazer a massa


Untar uma taça grande com manteiga e reservar.

Descascar a batata, cortar em cubos e cozer sem sal durante 10 a 12 minutos. Escorrer, esmagar até obter um puré e deixar arrefecer.


Aquecer o leite até cerca de 40ºC e deitar na taça de uma batedeira com gancho para massa de pão. Juntar o fermento e deixar descansar, até começar a formar espuma, cerca de 5 minutos.


Juntar a manteiga derretida, o açúcar, o puré de batata, o ovo, a farinha e o sal e envolver até formar uma massa irregular.


Colocar o gancho para massas e misturar na velocidade média-baixa, raspando as laterais e retirando a massa do gancho algumas vezes, até ficar macia e maleável, durante cerca de 15 minutos. Pode ser necessário juntar mais farinha, até ficar com uma consistência moldável mas fica sempre um bocadinho pegajosa. Com as mãos, colocar na taça reservada e cobrir com película.

(A massa pode ser coberta e refrigerada neste momento durante 2 dias.)

Deixar levedar em local aquecido até quase dobrar, cerca de 1 hora e meia.


Passo 2: Adicionar o recheio


Untar com manteiga um tabuleiro de vidro de 23 x 33 cm.


Numa taça, misturar o açúcar mascavado, a canela e uma pitada de sal fino.

Colocar a massa na bancada enfarinhada e, com o rolo, formar um retângulo de 36 por 48 cm. Quanto maior for o retângulo, mais pãezinhos irá ter, mas serão mais pequenos. O ideal é obter um comprimento de 48 a 68 cm.


Espalhar uniformemente a manteiga amolecida (mas não líquida) e cobrir com a mistura de açúcar e canela. Enrolar a massa pela borda mais longa, formando um rolo. Transferir para uma folha de papel vegetal e levar ao frigorífico cerca de 30 minutos para ficar mais fácil de cortar.


Passo 3: Fatiar e deixar repousar


Usando uma faca com serrilha, cortar o rolo em doze rodelas de cerca de 4 cm de espessura. Dispor, com os lados cortados para cima, no tabuleiro preparado e cobrir com película.

(Nesta fase, podem deixar-se no frigorífico ou durante 8 a 12horas.)


Passo 4: Cozer e cobrir com glace


Deixar repousar até quase dobrarem de volume, cerca de 1 hora e meia. Retirar a película e pincelar com uma mistura de gema de ovo com umas gotas de água.

Levar os pãezinhos ao forno a 180ºC, durante 30 a 35 minutos, até ficarem douradinhos. Deixar arrefecer no tabuleiro, sobre uma rede, durante 10 minutos.

Enquanto isso, para a cobertura, misturar o queijo creme, o açúcar, o leite, a baunilha e o sal. Espalhar sobre os rolinhos e deixar arrefecer mais 15 a 20 minutos antes de servir.





Estes pãezinhos podem ser feitos com antecedência e congelados durante 3 meses. Congelam-se já enrolados, dispostos no tabuleiro, bem embrulhado em plástico, no final da etapa 3. Descongelam-se no frigorífico durante a noite e continua-se no passo 4.
 

Que delícia!


Pode fazer variações no recheio adicionando nozes, sultanas os outros frutos secos que ficam ainda mais ricos. E não precisam de cobertura para brilhar!

Experimente e depois, por favor, comente.

3 visualizações0 comentário
bottom of page