top of page

Croquetes de carne

Esta receita foi-me ensinada por uma amiga, cozinheira profissional, que aceitou passar uma tarde comigo a fazer salgadinhos. Sem segredos, nunca falham!


Depois de várias experiências a tentar fazer croquetes que correram mal, pedi a uma amiga a sua receita infalível. Agora, passei a fazer croquetes quase todas as semanas. Ficam deliciosos com carne de porco ou vaca, com mais ou menos chouriço, com ou sem bacon, com presunto... nunca ficam iguais mas ficam sempre maravilhosos e podem-se moldar, panar e fritar ainda mornos. Dão para congelar e guardar e fazem-se num instante. Depois de congelados, podem ir ao forno ou air fryer, sem descongelar, mas fritos ficam melhor.

Depois de feitos, desaparecem logo...


Há um utensílio de cozinha que não dispenso, por falta de paciência para moldar os croquetes à mão e porque sou fã de aparelhos de cozinha. Este é da Tupperware e é fantástico.

Os croquetes saem todos da mesma espessura e até tem marcas para serem cortados do mesmo comprimento...

Adoro!




Croquetes de carne


Ingredientes


  • 500 gr de carne de porco picada

  • 1/2 chouriça

  • 100 gr de presunto

  • 1 cebola

  • 1 cenoura

  • 2 dentes de alho

  • 1 ramo de salsa

  • 1 folha de louro

  • 1 colher de sopa de mistura de especiarias para carne

  • Sal, pimenta e piri-piri

  • 3 colheres de sopa de polpa de tomate

  • 500 ml de água quente

  • 500 gr de farinha

Como fazer:


Mesmo com pouca carne, fazer numa panela grande e desimpedir a bancada de trabalho para trabalhar a massa depois.

Fazer um refogado com azeite, cebola, alho, cenoura, chouriça e salsa.
croquetes - fazer o refogado

Picar a cebola, os dentes de alho, a cenoura, a salsa, o presunto e a chouriça num processador, deitar no tacho com azeite e deixar refogar uns minutos.





Juntar a carne picada e os temperos.
croquetes - juntar a carne

Juntar a carne picada e deixar fritar um pouco. Temperar com sal e pimenta, juntar piri-piri, a folha de louro e a mistura de especiarias, Por fim, juntar a polpa de tomate e deixar reduzir um pouco com a panela destapada.


Deixar cozer e apurar bem.
croquetes - cozer

Juntar um pouco de água quente até cobrir a carne e deixar cozer tapado, em lume brando, durante 30 minutos. Depois, destapar e deixar reduzir a água. Provar, e juntar sal e pimenta. A mistura deve ficar bem apurada.

Fazer uma massa consistente e moldável que despega do tacho.
croquetes - fazer a massa


Juntar a água quente, misturar e deitar a farinha, de uma só vez. Mexer bem durante uns minutos, até que fique com a consistência de uma massa moldável e despegue dos lados e do fundo da panela. Se precisar, juntar mais farinha.



Deixar arrefecer a massa dos croquetes até se poder manusear.
croquetes - massa

Deitar a massa na pedra da bancada para arrefecer. Quando puder ser manuseada, começar a moldar os croquetes. Polvilhar a bancada com farinha e espalhar os croquetes afastados uns dos outros.




Com o "fazedor de croquetes" é muito mais fácil mas, se não tiver, peça às crianças para fazer os rolinhos e depois é só cortar. A massa molda-se muito bem, mesmo morna.




Fritar os croquetes ainda mornos, depois de passados por ovo e pão ralado.
croquetes - fritar

Num prato, bater 3 ovos e noutro deitar uma boa porção de pão ralado, Passar os croquetes pelos ovos batidos e depois pelo pão ralado e dispor num tabuleiro.

Fritar uma parte e congelar os restantes.



Lindos croquetes prontos a comer.
Croquetes

Lindos! Agora é só comer!

Experimentou? Por favor, partilhe a sua experiência.

351 visualizações0 comentário
bottom of page